Clinica Tera LOGO

Ritidoplastia

Flor de Lotus 1Flor de Lotus 2

É uma cirurgia que visa o rejuvenecimento facial. Tem como objetivo corrigir alterações estéticas relacionadas principalmente com a flacidez cutânea e muscular da região da face, conhecida como rites ou rugas. Podemos tratar o terço superior (testa), médio (pálpebras e região malar) e inferior (boca, mento e pescoço), juntos ou separadamente.

Procedimento:
A ritidoplastia pode ser realizada através de incisões dentro do couro cabeludo, a frente da orelha, atrás da orelha e abaixo do queixo a depender das estruturas a serem corrigidas. Podemos associar outros procedimentos como: toxina butolínica, dermoabrasão e preenchimentos para obter um melhor resultado.

Anestesia:
Local com sedação, ou anestesia geral.

Duração:
4 horas e 30 minutos a 5 horas, para uma cirurgia completa.

Internação:
24 horas

Pós operatório:
O paciente utiliza um curativo em capacete por 48 horas e não utilizamos drenos na maioria dos casos. Com pouca, ou nenhuma dor, o maior incômodo desta cirurgia é o edema e equimoses (roxo) no rosto, isto melhora gradativamente principalmente com auxílio da drenagem linfática. O uso de uma faixa cirúrgica tipo mentoneira é imprescindível por 30 dias nos casos de tratamento do terço inferior.

Riscos:
Alterações do nervo facial são descritas e podem ocorrer, geralmente são transitórios. Sangramentos podem ocorrer nos primeiros dias, principalmente em pacientes hipertensos.
Necroses de pele são raras, e quando ocorrem estão relacionadas ao tabagismo na grande maioria das vezes.
Alterações cicatriciais são muito raras, mas podem ocorrer.