Miniabdominoplastia

Esta técnica está indicada para pacientes com pouca flacidez na região do abdômen abaixo do umbigo e sem flacidez acima do umbigo, uma vez que nesta técnica realizamos o deslocamento apenas na região infra umbilical sem soltar o umbigo.

A cirurgia é realizada através de uma incisão com o mesmo posicionamento da incisão utilizada na cezariana, com extensão para a região lateral do quadril. Realizamos o deslocamento da pele na região infra umbilical e comumente associamos uma lipoaspiração da região da cintura. A cirurgia dura em média 1h 30 min a 2hs.

As complicações mais comuns são seromas (acúmulo de líquido), hematomas (sangramentos), infecções, deiscências parciais e necrose cutânea, sendo que essas últimas estão intimamente ligadas ao tabagismo, diabetes, obesidade mórbida e doenças cardiovasculares.

Em geral um dreno a vácuo é utilizado por alguns dias quado há associação com a lipoaspiração, quando não realizamos a lipoaspiração conjunta, não utilizamos drenos. A paciente deve manter repouso relativo, retornando as suas atividades habituais com 15 dias.
Exercícios físicos só são permitidos após 90 dias e o uso de malha compressiva deve ser feito por 60 dias.
A drenagem linfática é necessária na recuperação do paciente para um melhor resultado estético.

Não há contra indicação para uma nova gestação após uma abdominoplastia, porém, ocorrerá perda de resultado.